Bolachas, biscoitos, pães, massas, fubá, óleo e utensílios artesanais. Esses são alguns dos usos do milho, um dos produtos mais cultivados pela agricultura familiar brasileira. O SENAR-SP, juntamente com os Sindicatos Rurais, oferece o curso de Processamento Artesanal de Milho para produtores rurais e suas famílias, visando sempre mais qualificação e qualidade de vida.
O milho é um dos produtos mais cultivados pela agricultura familiar brasileira, tanto para a subsistência quanto para a venda local. Pensando nisso, o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o Sebrae ER Araçatuba (Escritório Regional) e o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveram pela primeira vez, no Noroeste Paulista, o curso Processamento Artesanal de Milho.
A ação foi realizada em Piacatu e contou com a participação gratuita de 12 produtoras rurais. Em 16 horas de duração, divididas em dois dias com oito horas/aula em cada um, elas recebem orientações sobre a escolha do local apropriado, higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos, características do cereal, procedimentos adequados para alcançar os resultados esperados, e educação nutricional visando a promoção da alimentação adequada e saudável.