São Paulo concentra a maior produção de cogumelos do Brasil, o que tem aumentado a busca dos produtores pelo conhecimento sobre essa cultura. É por isso que o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) oferece o curso “Produção e Colheita de Shitake”, voltado para agricultores de pequeno e médio porte, que desejam conquistar resultados relevantes em termos de geração de renda e qualidade do alimento.
Esse crescente interesse estadual e nacional pelo produto fez com que o SENAR-SP, em parceria com o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e o Sebrae ER Araçatuba (Escritório Regional), realizasse o programa de ensino pela primeira vez em Birigui, onde agricultores demonstraram interesse na ação.
Vale lembrar que o shitake é visto com mais facilidade em pratos de restaurantes, bem nas receitas caseiras, sendo utilizado na preparação de sopas, estrogonofe, risotos, molhos, saladas e podem ser usados como recheio em massas ou como temperos e acompanhamentos. Esse cogumelo também é ingrediente típico das culinárias chinesa, japonesa e macrobiótica.