A técnica de silagem tem atraído produtores de São Paulo que buscam melhorar a qualidade na produtividade dos animais, resultando em leite de qualidade e também em profissionais mais seguros e especializados. O curso de Bovinocultura de Leite – Produção e Silagem, do SENAR-SP, tem sido bem recebido no estado por trabalhadores rurais, que aprendem a ação de armazenar forragens para a alimentação das vacas.
Na pecuária de leite, a silagem é uma técnica antiga e importante no processo de produção de leite, pois interfere diretamente na produtividade dos animais. Os custos do leite podem ser melhores ou piores em função da técnica de silagem. O processo, quando mal feito, pode acarretar prejuízos ao produtor e, por isso, muitos procuram se capacitar nessa técnica para garantir uma produção de qualidade.
O curso
Ademir Júnior, zootecnista e instrutor do curso Bovinocultura de Leite – Produção de Silagem, do SENAR-SP, ensinou os integrantes a dimensionar a área de plantio de acordo com a quantidade de animais, assim como o período que eles precisam cuidar do gado com o produto armazenado, e o uso de aditivos para a fermentação das forragens visando a redução de perdas com fungos, entre muitas outras coisas.