A fim de reduzir a taxa de transmissão da Covid-19 entre os trabalhadores do setor agrícola, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), em parceria com a USP e a Embrapa, está oferecendo testes de diagnóstico da doença a preço de custo na região de Piracicaba e Pirassununga, interior de São Paulo. O objetivo da campanha, chamada “Fealq Pela Vida”, tem capacidade de realizar até 570 testes diários em três laboratórios.
Trabalhadores rurais e funcionários de cooperativas ou usinas da região poderão solicitar o serviço ou ainda contratar o chamado “Teste solidário”, uma opção onde a empresa interessada faz a solicitação de testes para seus funcionários e doa um percentual para a rede pública de saúde. Uma das primeira a contratar o serviço, é a Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba (Coplacana).
Segundo a Esalq, a medida pode reduzir as taxas da doença na região, mantendo ainda a segurança no funcionamento do setor agrícola e no abastecimento da população. Os valores dos testes podem variar de R$ 200,00, com o serviço de coleta ou R$ 180,00 sem a coleta.