Os resultados são referentes a uma pesquisa realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ouvindo 1.166 produtores rurais, no período de 11 a 14 de maio. Segundo o estudo, a maior justificativa para redução na renda, foi devido fechamento de mercados específicos como restaurantes e cozinhas industriais.
O levantamento pontua, ainda, os principais problemas enfrentados por cada setor. Os técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), que acompanharam os produtores em suas atividades, apontaram que a nova realidade tem modificado o modo de viver dos produtores, onde 20% afirmam reduzir gastos. Com relação a renda, 18% sofreram perda em 50% de seus valores recebidos desde início da pandemia. Com a falta de disponibilidade e recursos, uma alternativa tem sido a busca pelo auxílio emergencial do Governo. Dos agricultores entrevistado, 32% afirmaram ter solicitado a ajuda.
Um dos setores mais impactados, são as floriculturas. Além dos baixos preços, causados pela redução na demanda, o cancelamento de grandes eventos, como o casamento, muitos produtores afirmam redução de até 90% na receita. Essa afirmação foi recentemente divulgada aqui no site Nação Agro.