O boletim agromensal divulgado hoje pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP) mostra que em maio o preço do frango inteiro congelado teve alta de 39,2% na Grande São Paulo na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação com abril deste ano, os valores aumentaram 2,7%.
Segundo o CEPEA, as altas estão relacionadas a uma produção de frangos mais ajustada neste ano e também ao bom ritmo das exportações, tanto que nos dois principais estados exportadores, Santa Catarina e Paraná, os preços dispararam.
No Paraná, o preço médio do frango inteiro congelado chegou a R$5,06/kg, o maior valor desde outubro de 2016. É 5,7% mais que em abril e 23,3% acima do registrado em maio de 2018. Em Santa Catarina, o preço médio fechou em R$4,89, 5% maior que em abril e o dobro em relação a maio do ano passado.
Milho
Em maio os valores pagos ao produtor subiram 5,9%. Já nas negociações entre empresas nas sete regiões pesquisadas pelo CEPEA, a alta é de 6,2%. A expectativa é exportações em alta com o atraso do plantio do milho nos Estados Unidos.
Para os próximos meses os embarques devem continuar aquecidos com a colheita da segunda safra, que já começou nas principais regiões produtoras do Brasil.
Soja
Os preços pagos ao produtor tiveram baixa de 0,5%, enquanto as negociações entre empresas subiram 0,9% nas regiões monitoradas – Passo Fundo e Ijuí (RS), norte, oeste e sudoeste do Paraná e também em Ponta Grossa, além de Sorriso(MT) e Paranaguá.
As exportações aumentaram 4,5% em relação a abril, mas caíram 14,79% na comparação com maio de 2018.
A análise do CEPEA aponta que em maio os produtores ficaram retraídos na venda de grande lotes do grão. O motivo é que os sojicultores preferiram esperar por uma definição da safra dos Estados Unidos, que está com a semeadura atrasada em consequência das chuvas.