Culturas alternativas da cana-de-açúcar
Muitos produtores procuram culturas alternativas a cana O município de Barra Bonita é a segunda fronteira mais antiga da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, seguido de Piracicaba, entretanto, o dinamismo da cana-de-açúcar vem se modificando.
“É interessante que o produtor fornecedor de cana tenha outras alternativas, como a mandioca voltada para indústria, que é o caso aqui da nossa região, por exemplo. Ela [mandioca] vem ganhando espaço, cada vez mais, no vale do Tietê e baixo da serra e, principalmente, em solos arenosos”, finalizou.
Dicas para o plantio de cana:
- Para seu crescimento, a cana necessita de alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e alto índice de radiação solar. A cultura pode ser plantada em três épocas diferentes: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno.
- A quantidade necessária de mudas varia entre dez e 15 toneladas por hectare. Quando a época de plantio é adequada e a qualidade da muda está excelente, pode-se optar por menores quantidades de mudas.
- As mudas são canas jovens, com oito a dez meses, plantadas em condições ótimas, bem fertilizadas, com controle de pragas e doenças. É necessária a distribuição de ao menos 12 gemas por metro de sulco. Para o plantio em épocas de estiagem, é necessário dar preferência para densidade de 15 a 18 gemas por metro. (Fonte: Embrapa)