A apicultura consiste na exploração comercial das abelhas para a produção de mel, pólen, geleia real e própolis. Cada vez mais difundida em todo o país, a atividade é incentivada pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), que disponibiliza um curso para ensinar ao produtor do manejo do apiário à comercialização.
Em Pindamonhangaba (SP), o programa de aprendizado foi conduzido durante 5 meses e em 6 módulos, período no qual os participantes puderam conhecer sobre o uso de equipamentos de proteção, controle de pragas e doenças, inimigos naturais, instalação do apiário, coleta, centrifugação e comércio de produtos.
Atendendo aos protocolos de saúde, o curso aconteceu no sítio Linense e foi ministrado por Celso Ribeiro Cavalcante de Souza, instrutor do Sebrae, produtor e que trabalha com apicultura há 40 anos. “O mel é somente um dos produtos que a abelha produz e, talvez, hoje seja até um subproduto, perto de tudo que podemos produzir como pólen, própolis, geleia real, vinho de mel, cachaça de mel”, explicou.