Pessoas acima dos 50 anos comem mais verduras e as com maior poder aquisitivo consomem mais frutas. A afirmação é de uma pesquisa realizada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), que entrevistou 1.420 pessoas entre 20 e 79 anos, de todas as classes sociais e das cinco regiões brasileiras, para conhecer os hábitos de alimentação do brasileiro.
A enquete ainda revela que os brasileiros consomem poucos vegetais frescos fora de casa, o que mostra a necessidade de melhorias na apresentação de frutas, legumes e verduras em restaurantes e lanchonetes. Outra informação importante registrada pela pesquisa é a insatisfação do consumidor com a qualidade dos alimentos. Sabor, consistência e aroma foram questionados, o que pode indicar problemas no ponto de maturação das frutas e legumes.
A pesquisa é uma base de estudo para a construção de uma campanha para incentivar a população a consumir mais frutas, verduras e legumes fresco. Isso porque o brasileiro come muito pouco desses alimentos quando comparado com a população de outros países.