Do contrário que muitos pensam, as chamadas “vacas secas”, aquelas que não produzem mais leite, necessitam de cuidados específicos. Este é um momento de descanso que varia de 45 a 60 dias antes do próximo parto previsto, sendo importante para a recomposição do organismo antes da próxima lactação e também para garantir uma formação do feto.
A iniciação do período de secagem deve acontecer no décimo mês, ou seja no fim da lactação. Em uma propriedade eficiente, é preciso que o controle zootécnico esteja em dia, as vacas só podem ser secas caso haja diagnóstico de prenhez.
Pensando nisso a Família Nação Agro buscou informações com o instrutor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo, Paulo Roberto Rodrigues, para explicar que atualmente um dos maiores problemas na atividade leiteira é a falta de diagnóstico de prenhez. “Um dos maiores problemas é secar o animal sem um diagnóstico de lactação. A cobertura do animal é feita 07 meses atrás”. O período também melhora a condição corporal. A vaca irá parir num bom escore, entre 3 e 4.” destacou o instrutor.