Segundo dados do Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), 44,80% do total de bovinos e bubalinos com zero a 24 meses de idade envolvidos na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foram declarados vacinados no estado de São Paulo até 23 de novembro. O sistema informatizado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento informa que o total de bovídeos envolvidos nesta etapa é de 4.589.879 cabeças. Na faixa etária estão cadastrados no sistema 103.130 propriedades e destas 30,35% informaram a realização da vacinação.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da pasta, que coordenada a campanha, lembra que o prazo para os produtores rurais vacinarem bovinos e bubalinos termina em 30 de novembro. As declarações devem ser informadas no sistema até o dia 7 de dezembro. Além dos vacinados, devem ser declarados os demais animais do rebanho como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).
A orientação da Secretaria é que as declarações sejam realizadas preferentemente por meio eletrônico, através do sistema Gedave, em www.gedave.sp.gov.br.