Empreender no meio rural é uma oportunidade atrativa, pela possibilidade de rentabilizar com as diversas atrações que uma propriedade agrícola pode oferecer. Porém, por falta de capacitação ou até mesmo de confiança para investir, muitos produtores se encontram reticentes na hora de abrir sua propriedade para o turismo rural. Em Guaratinguetá (SP), a Caravana Família Nação Agro trouxe uma palestra com exemplos práticos do que pode render bons resultados.
“O empreendimento rural necessita de um bom gerenciamento, fator indispensável para alcançar a sustentabilidade da propriedade como um todo, aprimorando as técnicas de gestão”, disse Carlos Alberto Leal Rodrigues, consultor e instrutor do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo). A apresentação aconteceu na propriedade de laticínios Oro Bianco e contou com a presença do público seguindo os protocolos de proteção.
De acordo com o especialista, o sucesso de um empreendimento vem da combinação entre planejamento e monitoramento, estabelecimento de metas, persistência, comprometimento, inovação, criatividade e tecnologia. Para isso, Rodrigues orienta que os produtores interessados em empreender participem de palestras e dos cursos oferecidos pelo SENAR-SP nos sindicatos rurais do estado, bem como fazer visitas a quem já trabalha nessa área.