São Paulo está em chamas. Ao circular pelo interior do estado, nossa equipe flagrou campos e maquinários devastados pelo fogo. Com o tempo seco do inverno e a ausência de chuvas que vem marcando os últimos anos, o produtor rural se vê ainda mais ameaçado pelas queimadas. Para ajudar o homem do campo neste momento difícil, a Caravana Família Nação Agro trouxe nesta quinta-feira, 26, uma palestra sobre formas de proteger as propriedades dos incêndios.
Transmitido pelo YouTube do Canal Rural diretamente do município de Brotas, o programa contou com uma apresentação de Rodrigo Florindo Gomes, instrutor do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo). Enquanto orientava o público, que retornou seguindo protocolos de proteção, o técnico revelou que em Brotas, no mês de agosto, foram computados 13 incêndios pelo satélite do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Considerando todo o estado paulista, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais registrou um número recorde de focos de queimadas neste mês: foram 1646 até agora. “O produtor precisa se capacitar para esses efeitos que estão acontecendo ano a ano. É preciso proteger sua proteção”, disse Gomes. Para isso, o instrutor alertou que o SENAR-SP disponibiliza cursos de técnicas de prevenção e combate a incêndios nos sindicatos rurais espalhados por São Paulo.