Saúde do rebanho: conheça 3 doenças que ameaçam o gado de leite

Evento do SENAR-SP realizado em Penápolis (SP) foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Canal Rural

Por Henrique Oliveira
vaca malhada em preto e branco de perfil com pasto verde ao fundo

Nesta quinta-feira, 18, a Caravana Família Nação Agro foi ao município de Penápolis (SP) para apresentar um novo ciclo de palestras aos produtores da região. Pensando na principal atividade da região, o programa teve como destaque um painel sobre as doenças que mais ameaçam o gado de leite no interior paulista, quais os seus sintomas e formas de transmissão.

Para o público, que retornou aos eventos seguindo todos os protocolos sanitários, o médico veterinário Paulo Roberto Rodrigues Pinto falou sobre os riscos e prejuízos que a Diarreia Viral Bovina (BVD), tuberculose e brucelose podem causar às propriedade rurais.

Abaixo, você confere os detalhes de cada uma das enfermidades bovinas:

Diarreia Viral Bovina (BVD)

É uma enfermidade causada por vírus, tendo esse nome por ter sido inicialmente isolado por bovinos com diarreia. Pode ser transmitida antes ou após o nascimento, por meio de exposição a secreções, urina e leite. Podendo levar animais à morte, tem como sintomas febre, depressão e diarreia leve.

Tuberculose

É uma zoonose, crônica e contagiosa causada por uma bactéria que acomete mamíferos, aves e o homem, se localizando em diversos órgãos e formando nódulos. Em 90% dos casos, tem sua transmissão causada pela tosse e tem como sintomas o emagrecimento, tosse constante e a presença de tubérculos nos pulmões.

Brucelose

Doença infecciosa e crônica causada pela bactéria Brucella Abortus, se caracteriza por aborto no terço final da gestação. Também causa a infertilidade da fêmea e do macho. Pode ser transmitida por secreções uterinas e a ingestão de restos de animais abortados.

Confira a palestra logo abaixo:

Categorias:

Leia também