Mais leite: eficiência reprodutiva, planejamento e gestão

Estratégia para ter boa administração na propriedade e mais eficiência reprodutiva no rebanho, atingindo como resultado maior produtividade no leite 

Por Eliane Dalpizol
produtividade leite

Para os pecuaristas de leite, alcançar uma boa produtividade das vacas faz toda a diferença no negócio.

O segmento leiteiro foi o destaque no Dia de Campo Seguro, em Paraibuna, São Paulo, com duas palestras: eficiência reprodutiva e planejamento e gestão.

Nesse sentido, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodolfo Berber, falou sobre eficiência reprodutiva. Já o consultor do Sebrae SP, Guilherme Ferreira Santos, abordou planejamento e gestão.

Ferramentas para a boa produtividade do leite

O uso da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) permite ganho de tempo e taxa de prenhez na casa dos 80% e 90%, quando o procedimento é bem feito.

A inseminação artificial em tempo fixo é um programa em que se insemina um grupo grande de bovinos em um só dia.

Entretanto, é necessário que exista infraestrutura para a realização dos procedimentos, assim como há aumento de custo para aquisição dos insumos e necessidade de capacitação de mão de obra.

Além disso, o controle de cada etapa da produção e metas na oferta de volumoso, concentrado, reprodução e período de lactação, permitem a identificação de problemas e sugestão de soluções.

Setor de leite foi tema em Paraibuna

O Município de Paraibuna, no Vale do Paraíba, foi o palco do Dia de Campo Seguro desta terça-feira.

Por fim, acompanhe a gravação na íntegra do Dia de Campo Seguro.

Categorias:

Leia também