Conheça todos os impactos das queimadas no agronegócio a curto, médio e longo prazo

Caravana em São José do Rio Pardo reforçou importância da educação ambiental no meio rural

Por Henrique Oliveira

Em agosto, o estado de São Paulo registrou uma infeliz marca recorde no número de focos de incêndio no campo. Além de uma enorme ameaça para a produção agropecuária e para a própria natureza em si no presente, a recorrência de queimadas pode deixar marcas bastante prejudiciais à agricultura e pecuária num futuro próximo. Em São José do Rio Pardo (SP), a Caravana Família Nação Agro ofereceu uma palestra com informação e conscientização aos produtores.

O programa, desenvolvido pelo SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), contou com transmissão ao vivo pelo YouTube do Canal Rural, bem como recebeu o público – em número reduzido e seguindo todos os protocolos de proteção contra Covid-19. Em apresentação especial, o instrutor do SENAR-SP Kleber Chicrala subiu ao palco para compartilhar seu conhecimento sobre a importância da educação ambiental no campo.

Ressaltando que o Brasil enfrenta sua pior crise hídrica dos últimos 111 anos, Chicrala disse que este cenário exige total cuidado para o combate às queimadas. Segundo o especialista, estes serão alguns dos efeitos dos incêndios no campo a curto, médio e longo prazo:

Sendo assim, para evitar cenários mais severos, um bom começo é adotar em sua propriedade atitudes que façam bom uso dos recursos naturais e preservem o máximo possível!

Categorias:

Leia também