Chegando à região de Bananal, a Caravana Família Nação Agro desta quinta-feira, 21, ofereceu ao produtor rural duas palestras sobre “aumento de produtividade e rentabilidade por meio da intensificação do pasto”, com o zootecnista Luis Kodel, e estratégias de produção e manejo de leite e pasto, com o consultor do Sebrae-SP, Aldo Rezende Fernandes. O programa do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) foi transmitido pelo YouTube.
O evento logo apresentou um balanço do cenário encarado pelo produtor, que inclui alta nos valores dos insumos e, por consequência, aumento do custo de produção. De acordo com Kodel, o pasto reflete diretamente na produtividade da fazenda em termos de carne e leite. Dessa forma, o especialista afirmou que o solo é o maior patrimônio da fazenda. “Como está a situação do seu pasto? É para isso que o produtor deve olhar”, declarou o palestrante.
Para manter o pasto em dia, o especialista indica o controle de plantas daninhas através de roçadas mecanizadas ou manuais – tendo como melhor período o fim de julho até o fim de setembro –, evitar florescimento e rebrota das plantas invasoras, o que resulta em menor competição pelos nutrientes no solo e menor infestação de ectoparasitas.