Caravana em Bananal traz dicas de manejo de pasto para aumento de produtividade

Programa do SENAR-SP ensinou práticas de sucesso para impulsionar resultados para bovinocultores de leite e corte

Por Henrique Oliveira
Caravana em Bananal traz dicas de manutenção de pasto para aumento de produtividade

Chegando à região de Bananal, a Caravana Família Nação Agro desta quinta-feira, 21, ofereceu ao produtor rural duas palestras sobre “aumento de produtividade e rentabilidade por meio da intensificação do pasto”, com o zootecnista Luis Kodel, e estratégias de produção e manejo de leite e pasto, com o consultor do Sebrae-SP, Aldo Rezende Fernandes. O programa do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo) foi transmitido pelo YouTube.

O evento logo apresentou um balanço do cenário encarado pelo produtor, que inclui alta nos valores dos insumos e, por consequência, aumento do custo de produção. De acordo com Kodel, o pasto reflete diretamente na produtividade da fazenda em termos de carne e leite. Dessa forma, o especialista afirmou que o solo é o maior patrimônio da fazenda. “Como está a situação do seu pasto? É para isso que o produtor deve olhar”, declarou o palestrante.

Para manter o pasto em dia, o especialista indica o controle de plantas daninhas através de roçadas mecanizadas ou manuais – tendo como melhor período o fim de julho até o fim de setembro –, evitar florescimento e rebrota das plantas invasoras, o que resulta em menor competição pelos nutrientes no solo e menor infestação de ectoparasitas.

Além disso, para diminuir a lotação do pasto na entrada da seca, o zootecnista recomenda a venda de bezerros desmamados e das matrizes de descarte, bem como o confinamento de animais acima de 360 quilos. Outra medida que pode ser considerada é a venda dos animais prontos para o abate. Dessa forma, é possível manter o pasto disponível para o gado mais saudável e produtivo do rebanho.

Para mais dicas, confira as palestras completas no vídeo abaixo:

Categorias:

Leia também